terça-feira, 5 de maio de 2009

Cartunismas Humanistas-Pacifistas,Uni-vos!

Há algum tempo uma grande amiga , que participa da Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência , me perguntou se eu não gostaria de desenhar algo relacionado com a Marcha.
Minha primeira sensação foi de medo. Sabe aquela angustiazinha de " num consigo"? Pois é.
Acredito que em nenhum momento falei com convicção: "Mãos à obra!"
Mas plugei o tablet e esperei as bençãos de Alan Moore, John Byrne,Frank Miller , Will Eisner, Moebius, Bill Sienkiewicz, John ou Sal Buscema e até mesmo Maurício de Souza pairassem por alguns instantes sobre minhas humildes mãos.
Sei que nenhum deles nem passou por perto.
Ficou a responsabilidade para que eu mesmo o fizesse.
E assim começou meu primeiro trabalho feito por encomenda.
Após um copiar-colar da logomarca da Marcha, e ainda inseguro, comecei a brincar com o Paint (isso mesmo, não riam!). Inverte e distorce, arrisquei alguns rabiscos por cima e achei ter encontrado uma posição ideal.Esse skate insistia em ficar tacanho que gostei do modo como ficou ,sob o pé esquerdo, com mais movimento do que na mão.

A hora exata do :"É isso!"
Ai começa a tristeza de encontrar uma arte final definitiva.
42 !

Daqui para frente tem inicio a procrastinação advinda do medo de errar. Uma vontade doida de salvar em alguma pasta obscura dentro do PC e torcer para que ninguém veja.
Insegurança era a palavra de ordem.


Não me recordo ao certo qual foi o tempo de execução ,mas a semente foi plantada em 11 de março desse ano. Parei por varias vezes e por um sem-número de motivos.

O mais bacana para mim foi que, mesmo entre os espaços que foram dados entre um esboço e outro a ideia inicial se manteve quese intacta, o que me fez pensar sobre como estava o mais fiel possível do que eu queria fazer quando dos primeiros riscos. Estou tremendo ainda , mas gostei muito do produto final. Reconheço meu amadorismo, mas me senti bem ao termina-lo e ao entrega-lo.
Me sinto bem postando ele aqui.
Então acredito que eu tenha mesmo razão.Talvez tenha ficado bom mesmo.
E ,como eu diria ao terminar algum desenho aos 11 ou 12 anos:
"Ficou MASSA, cara!"
Ei-lo:

3 comentários:

Anônimo disse...

maravilha!!
paulão

Anônimo disse...

Ficou ótimo e tão interessante quanto o resultado foi o processo de criação, o de fora e o de dentro! Grande Joe!

Anônimo disse...

Parabens Joe!!!!!!!!!!!!!

É nesse processo que se aprende de uno mesmo